Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Contabilidade Tributária: afinal, o que é isso?

Os empresários e gestores de empresas têm diversas preocupações corriqueiras pertinentes ao funcionamento do negócio

Os empresários e gestores de empresas têm diversas preocupações corriqueiras pertinentes ao funcionamento do negócio. Além da gestão processual e da cadeia de suprimentos, a contabilidade tributária é fonte de preocupação.

Com a consolidação do Estado e a concessão de direitos sociais e civis, a regulamentação foi ajustada para tratar sobre o recolhimento de impostos e demais contribuições.

Ou seja, assim como os cidadãos têm o dever de pagar seus respectivos impostos em dia, as empresas também devem providenciar a quitação dos débitos pendentes com a União, evitando multas e sanções neste sentido.

Para o proprietário de uma fábrica de válvulas dosadoras, o planejamento financeiro da organização precisa prever não só os custos operacionais como também averiguar as responsabilidades cambiais.

A partir de indicadores obtidos com os órgãos governamentais, pode-se observar que as empresas brasileiras, em suma, sentem dificuldade em equilibrar o fluxo de caixa o que reflete na quitação de impostos e tributos.

Considerando a relevância que o tema de finanças possui tanto para empresas, quanto para pessoas, é crucial que estes desenvolvam o bom relacionamento com a União, evitando o endividamento e atraso de débitos.

Porquanto, a contabilidade tributária é o tema que contribui para o alinhamento financeiro de empresas dos mais variados portes e segmentos, conferindo crescimento e estabilidade na produção de diversas soluções como a barra redonda aço 1020.

Entenda o que é contabilidade tributária

A área de administração de empresas é ampla, pois contempla temas como o gerenciamento e otimização de processos, desenvolvimento de departamentos e colaboradores e, ainda, temas como as finanças.

A contabilidade tributária é uma pauta presente na esfera da administração e que abrange as etapas necessárias para organizar as finanças dos negócios no que tange ao pagamento de impostos.

Todavia, conforme abarca o líder de uma fabricante de óleo para caminhão 15w40, quando se trata de impostos não basta somente pagá-los em dia, ainda que esse fator seja altamente relevante para a saúde financeira.

É preciso ter o entendimento dos impactos gerados no cotidiano, uma vez que a viabilidade de um negócio está alinhada com a parte tributária e fiscal.

Logo, a contabilidade tributária é o caminho pelo qual pode-se trabalhar no gerenciamento dos impostos e tributos, visando o sucesso organizacional nos períodos de médio e longo prazo.

Importância da contabilidade tributária

O Brasil é um dos países que mais concede a possibilidade de abertura de empresas, isso se dá devido a mudanças burocráticas implementadas com a finalidade de promover o espírito empreendedor nos cidadãos.

Aliás, boa parte das empresas atuantes no país se encaixam na categoria das PMEs. Sendo, então, Pequenas e Médias Empresas cujo funcionamento se dá inteiramente de maneira autônoma, sem o investimento de terceiros.

Por funcionarem com capital próprio, as PMEs exigem de seus proprietários e quadros de sócios uma educação financeira exitosa.

Dado o cenário, entende-se o motivo pelo qual as empresas no mercado brasileiro são abertas de maneira relativamente rápida, mas que possuem o fechamento do mesmo modo.

Para melhor exemplificar, é possível analisar a quantidade de fornecedores de um bem ou produto no país, como saco de areia 20 kg em m3. Tal fator é permitido devido ao livre-comércio, modelo econômico vigente.

Apesar da economia propor o fim de monopólios e oligopólios por intermédio da democratização das oportunidades de venda, as corporações, no geral, enfrentam dificuldades para estabilizar o operacional e promover a comercialização.

Contextualizando com as PMEs, tendo em vista que seu funcionamento se dá inteiramente com capital interno, o controle do fluxo de caixa torna-se um desafio para a liderança. Para driblar esse cenário, algumas competências são requisitadas, como:

  • Definição de objetivos;

  • Alinhamento de expectativas;

  • Mão de obra qualificada;

  • Contabilidade e planejamento tributário.

Isso significa que pelo fato de a administração das empresas ser um ponto de atenção, muitos negócios acabam fechando as portas no primeiro ano de existência.

De acordo com os especialistas em contabilidade tributária, a ausência de um planejamento minucioso atrelado a um estudo de viabilidade, limita a vida útil de negócios dos mais variados ramos justamente pela dificuldade no gerenciamento.

Durante as reuniões de equipe de uma organização focada na distribuição de caldeiraria aço inox, é comum citar que o mundo dos negócios é altamente complexo, e tal afirmação se sustenta ao observar as movimentações macroeconômicas.

No entanto, a administração assertiva é uma competência que permite aos líderes e gestores desenvolverem métodos para diminuir os riscos e prolongar a operação e existência da empresa.

Ao compreender o conceito da contabilidade tributária, pode-se compreender que este é um tema essencial para o gerenciamento bem-sucedido dos negócios.

Conheça o funcionamento na prática

Para o entendimento da funcionalidade da contabilidade tributária, é imprescindível contextualizar com a realidade de um negócio. Os mercados e economias possuem necessidades específicas, principalmente no Brasil.

A segmentação é algo crucial neste sentido, pois permite a melhor compreensão do cenário, conferindo maior visibilidade. Ainda assim, se faz necessária a adaptação com a realidade das organizações.

Como resultado das movimentações de mercado e na economia, as especificidades dos nichos de atuação são amplas. Isto é, para pequenos e médios negócios há um ordenamento e, para as grandes empresas, outro.

Na prática, isso significa que um pequeno negócio focado na instalação de tela cerca alambrado, possui uma série de demandas internas, as quais precisam ser de conhecimento de líderes e gestores.

Não obstante, a particularidade de cada negócio também deve ser correlacionada com as responsabilidades e deveres fiscais para com a União.

Desse modo, se o intuito é dispor de uma saúde financeira positiva, é ideal efetuar um levantamento de impostos e tributos recolhidos em conformidade com o escopo de atuação, localização e porte da empresa.

Por ser um país em pleno desenvolvimento, tal fator se aplica também nas relações dos indivíduos com assuntos de cidadania, seja nas áreas sociais, políticas e econômicas. O cenário entende-se para a administração das companhias.

Como uma forma de incentivar os empresários a conhecerem e aplicarem a contabilidade tributária no cotidiano, é preciso detalhar os benefícios adquiridos com a análise em pauta.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é um dos principais meios para se obter sucesso no médio e longo prazo. Ele dá a visibilidade necessária aos empresários, para que estes possam elaborar estratégias assertivas para driblar os desafios.

A contabilidade fiscal engloba o mapeamento da obrigatoriedade de impostos e recolhimentos obrigatórios. Assim, auxilia o dia a dia das empresas, tornando-os mais leves em função do alinhamento estratégico.

Ao dispor do conhecimento de obrigatoriedades de seu ramo e porte, uma empresa consegue projetar as metas gerais e específicas e garantir que o lucro obtido com as vendas de válvula reguladora de pressão agua siga conforme o esperado.

Desse modo, o planejamento tributário aplicado na contabilidade fiscal é um recurso para potencializar a tomada de decisão nas empresas.

Repertório na negociação

As negociações podem ser compreendidas como a manifestação do desejo em alinhar interesses entre duas ou mais partes. Uma vez que a comunicação é estabelecida com sucesso, as partes buscam sinergia.

Tal afirmação pode ser aplicada tanto para os dias atuais, quanto para o início das negociações propriamente ditas, considerando que os países buscavam novas terras para fins majoritariamente comerciais e expansionistas, visando os próprios interesses.

Para que uma negociação na modalidade “ganha-ganha” seja estabelecida e que venha a beneficiar as partes envolvidas, é preciso que os vendedores e demais profissionais atuantes na área de vendas aprimorem o repertório.

Como resultado da relevância que os tributos e impostos possuem para a viabilidade de um negócio, é recomendado que os times adentrem sobre o tema de contabilidade fiscal para influenciar o processo de decisão.

A recomendação é que os vendedores implementem a abordagem sobre tributos como uma forma de alavancar as vendas de soluções, expondo os impactos que estes possuem aos negócios e como a regularização GNV ou demais soluções podem auxiliar.

Desmistificando conceitos

As finanças, no geral, são um tema sobremodo desigual no conhecimento da população brasileira, o que se justifica devido a ausência de iniciativas para promover o conhecimento e tornar o acesso à informação horizontal.

Para que os negócios possam ir bem, é crucial o entendimento de conceitos básicos, porém relevantes para as empresas. Os tributos e impostos são os conceitos de maior relevância na contabilidade fiscal.

Tributos

Os tributos não são o mesmo que impostos, apesar de boa parte das pessoas acreditarem que os conceitos apresentam o significado igual.

Os tributos referem-se a um conjunto de responsabilidades delegadas para as empresas, garantindo que elas estejam em dia com a quitação de débitos da União.

Impostos

Os impostos, por sua vez, apontam diretamente para as diferentes espécies de obrigações de recolhimento de tributos propostas pela União.

Além dos impostos, são considerados outros tributos recolhimentos como as contribuições de melhoria, contribuições sociais, taxas e empréstimos compulsórios.

Considerações finais

As finanças das empresas são amplamente necessárias para o êxito de um negócio, tratando disso dentro dos períodos de médio e longo prazo.

Por fim, pode-se afirmar que as empresas devem focar no desenvolvimento e entendimento do assunto de contabilidade tributária, aplicando-o tanto no gerenciamento quanto para a aprimoração de processos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Período: Outubro/2022
D S T Q Q S S
      01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Cotação Dólar