Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Como apoiar a saúde mental do seu time e evitar o burnout

Especialista em RH dá sugestões simples de serem atendidas e reforça a importância de um trabalho preventivo

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Nos tempos atuais, situações de exaustão e estresse crônicos provocados por excesso de trabalho se tornam cada vez mais comuns e deixam as pessoas mais suscetíveis à síndrome de burnout. Burnout significa esgotamento e é algo que pode se manifestar em trabalhadores que vivem uma rotina desgastante e não conseguem administrar essa situação de forma saudável.

De acordo com Karine Cavalcanti, especialista em Recrutamento e Seleção e sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, é preciso que o RH esteja atento à saúde mental dos colaboradores, mapeando e corrigindo situações que possam levar ao burnout.

“Em muitas empresas a área de RH ainda é vista como uma área operacional e que trabalha de forma reativa. Ou seja, atuando em demandas e problemas que acontecem no dia a dia. Mas a verdade é que a área de RH tanto se transformou em Gente e Gestão (e esse é um novo termo muito utilizado, ou Pessoas e Cultura) exatamente para poder trabalhar de uma maneira preventiva, pró ativa”, explica.

Segundo Karine, a ideia é fazer com que o RH seja realmente uma área que cuida de pessoas e não só de processos. “E cuidar das pessoas significa cuidar de tudo que está ao redor delas, a saúde por exemplo”.

A especialista enfatiza que um RH proativo antecipa-se de possíveis problemas e não espera situações extremas acontecerem para agir. “Sabemos que o enfrentamento das doenças e a superação delas são questões muito pessoais, mas existem medidas preventivas que a empresa pode tomar para evitar o surgimento de transtornos internos e, ainda, amenizar as consequências deles no ambiente de trabalho”, afirma.

Confira três sugestões simples e econômicas que a área de RH das empresas pode implementar para ajudar a cuidar da saúde mental dos times:

1) Ofereça benefícios de saúde

Optar por uma boa cartela de benefícios para o time é uma estratégia que ajuda a manter a saúde física e mental dos colaboradores e ainda é econômica do ponto de vista financeiro. Isso porque os impostos calculados em cima dos benefícios são menores do que em cima da receita de salários.

“Apostar em benefícios para a saúde mental dos colaboradores é uma excelente estratégia para conseguir reforçar a importância de cuidar da saúde mental do seu time. Enquanto existem empresas que estão olhando para benefícios voltados para o entretenimento e outras coisas, alinhar o pacote de benefícios de uma empresa ao bem-estar mostra que existe uma cultura que foca em saúde, algo muito valorizado hoje pelos colaboradores ”, sugere Karine.

A principal dica da especialista é o uso do cartão flexíveis. “Eles proporcionam uma gama de parcerias e descontos super interessantes para todas as categorias, incluindo saúde mental”, diz.

2) Prepare e humanize seus líderes

Invista em ensinar os seus líderes a falar sobre emoções e como os seus colaboradores estão se sentindo. Esse é um dos caminhos mais assertivos para conseguir mapear potenciais riscos de saúde mental.

3) Eduque seu time sobre produtividade

Muitos profissionais acreditam que sentar em frente a um computador por 12 horas é sinônimo de produtividade, mas, o que importa mesmo no final do dia é a quantidade e a qualidade das entregas. Deixar isso claro para líderes e funcionários, estimulando uma cultura que valorize mais a produtividade do que as horas de trabalho em si é muito importante para ajudar a cuidar da saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, da saúde empresarial.

Sobre Karine Cavalcanti

Sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, e criadora da metodologia que encanta candidatos e conquista a confiança de empresas por todo o Brasil. Tem dez anos de experiência em Recrutamento & Seleção e já entrevistou mais de 6 mil pessoas ao longo dos anos. Para mais informações acesse: https://www.conceito3w.com.br/ ou pelo instagram @conceito3w

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar