Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Saiba como declarar carta de crédito no imposto de renda

Contribuintes devem enviar a declaração para a Receita Federal até o dia 31 deste mês

Autor: Patricia VivasFonte: A Autora

Até o dia 31 de maio, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022, é obrigado a declarar o imposto de renda. O que muitas pessoas não sabem é que os consórcios também devem ser, obrigatoriamente, declarados. Para evitar que o contribuinte caia na malha fina, o Consórcio Magalu, dá o passo a passo de como ficar em dia com a receita federal e fazer todo o processo de forma simples e rápida.

“Muitas pessoas acham que apenas o consorciado contemplado deve declarar seu bem no imposto de renda, mas isso não é verdade: todos os consorciados precisam realizar a declaração”, afirma Angélica Pires Urban. “Além do valor pago mensalmente, o membro de um grupo que ofertar um lance, também deve declará-lo”.

Todas as informações referentes aos consórcios devem ser descritas na aba “bens e direitos”, tendo a carta de crédito sido contemplada ou não. “Não há segredo para declarar consórcios no imposto de renda, é muito fácil, basta ter em mãos os dados da administradora e os valores pagos”, complementa.

Passo a passo para declaração de consórcio não contemplado

Caso o cliente ainda não tenha sido contemplado com a carta de crédito do consórcio, é preciso abrir no programa de declaração a ficha “Bens e Direitos” e selecionar o código 95, referente ao consórcio não contemplado.

No campo de discriminação, o consorciado deve colocar a maior quantidade de informações possíveis sobre o consórcio, como o nome da administradora, CNPJ, número do contrato, grupo, valor da carta de crédito, prazos e o bem material a ser adquirido, que podem ser veículos, imóveis, serviços, entre outros.

Nos dois próximos campos é preciso ter uma atenção especial: se o consórcio foi contratado em 2022, é necessário deixar o campo “situação em 31/12/2021” em branco. Já no campo “situação em 31/12/2022”, o cliente deve inserir o valor total das parcelas que foram pagas no ano passado.

Agora, se o consorciado já é participante há mais de um ano, por exemplo, desde 2021, é preciso colocar o mesmo valor informado na declaração do IR de 2022 no campo “situação em 31/12/2021”. Já no campo “situação em 31/12/2022'', basta somar o valor informado no campo: “situação em 31/12/2021” com as parcelas pagas em 2022.

Passo a Passo para declaração de consórcio contemplado

Para fazer a declaração do consorciado contemplado, é preciso, a princípio, seguir o mesmo caminho citado acima: abrir a aba de “bens e direitos” e selecionar o código 95 (Consórcio Não Contemplado) e preencher os dados até o mês de quitação do consórcio. Caso o bem já tenha sido comprado, é preciso incluir seu código correspondente: Grupo 2 para veículo, Grupo 1 para imóvel ou selecionar o grupo em que se encaixa.

Na parte de “discriminação”, o cliente deve inserir o máximo de detalhes possíveis sobre o consórcio, como o número de parcelas a serem pagas, as que já foram quitadas e também fazer a descrição do bem adquirido. Caso seja um imóvel, é necessário informar o endereço, CEP, número do IPTU, matrícula do imóvel e descrição conforme a escritura. Se foi um carro é preciso inserir o modelo, placa, ano, etc.

É possível acessar os informes tanto no site da receita federal quanto no site ou aplicativo do Consórcio Magalu, disponível na Google Play e na App Store. Os especialistas do Consórcio Magalu estão à disposição dos clientes para tirar dúvidas sobre a declaração do imposto de renda.

Sobre o Consórcio Magalu
O Consórcio Magalu é afiliado à ABAC (Associação Brasileira dos Administradores de Consórcios) e ao SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcios), faz parte do Grupo Magazine Luiza e tem tradição de 30 anos no mercado. É considerada uma das empresas mais sólidas do setor de consórcio, sendo a administradora independente que mais contempla clientes mensalmente no Brasil. A companhia se destaca como a melhor do setor, no país, segundo a nota do Reclame Aqui. Ainda, possui o selo RA 1000 de atendimento e foi vencedora do Prêmio Época Reclame Aqui por diversos anos, conquistando o primeiro lugar em 2022. O Consórcio Magalu participa das avaliações do Instituto GPTW (Great Place to Work) desde 2011, classificando-se na categoria Nacional por 12 anos consecutivos. Em 2022, a empresa obteve o sexto lugar entre as melhores empresas para se trabalhar no país. O Consórcio Magalu é a plataforma de consórcios mais diversa do país, totalmente dedicada aos clientes, possui os melhores índices de aprovação de créditos, além disso, é a única administradora que oferece o contrato 100% digital de imóveis. Com o Consórcio é possível adquirir carros, motos, imóveis, eletrodomésticos e eletrônicos, viagens e muitos outros serviços, pelos vários canais de atendimento, site, lojas físicas do Magazine Luiza, redes sociais, aplicativo, e nos escritórios exclusivos.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar