Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Amazon investe em IAs e cria plataforma para empresas desenvolverem seu próprio ChatGPT

O Bedrock é a solução da Amazon para que outras empresas tenham acesso a inteligências artificiais mais avançadas

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

O lançamento do ChatGPT atiçou o setor de tecnologia e fez com que diversas gigantes da área voltassem sua atenção para as inteligências artificiais novamente. Com o Google e a Microsoft se destacando no assunto há alguns anos, uma nova megacorporação acaba de se juntar ao páreo: a Amazon. No dia 13 de abril, a companhia anunciou sua própria plataforma para desenvolvimento de IAs avançadas, o Bedrock.

A plataforma disponibilizada pelo Amazon Web Services (AWS) oferece três modelos de linguagem para que consumidores e clientes possam programar suas IAs com mais facilidade. Apesar de a tecnologia ser inspirada no ChatGPT, que consiste em uma inteligência artificial generativa e mais avançada, a empresa afirma que seu objetivo não é competir com outros produtos do gênero. O papel da Amazon é servir como um intermediário entre pessoas e IAs, trabalhando nos bastidores.

Além do Bedrock, a empresa também anunciou o lançamento do Titan, um sistema FM (tecnologia dedicada a captar e identificar sons) de que pouco se sabe até o momento, já que não foi revelada nenhuma especificação técnica. A companhia apenas revelou que trata-se de um recurso aprimorado de machine learning que já está sendo testado nos mecanismos de busca do seu site. A tendência é que o Titan também esteja disponível dentro do Bedrock, mas apenas no futuro.

O Bedrock disponibiliza dois modelos de linguagem de IAs focados em textos e um para geração de imagens, todos de autoria das startups Anthropic e AI21. A primeira opção é o Titan Text, que gera respostas a partir de prompts dos usuários (sendo algo mais próximo do ChatGPT); a segunda é o Text Embeddings, capaz de gerar representações matemáticas de qualquer texto com o propósito de facilitar traduções ou pesquisas em mecanismos de busca; por fim, temos o Stable Diffusion, que gera imagens a partir de descrições textuais.

A tecnologia já vem desempenhando um papel importante dentro de empresas de médio e grande porte. As ferramentas inteligentes, que proporcionam rotinas automatizadas, são decisivas para aumentar a produtividade interna e garantir uma operação sustentável, podendo até mesmo auxiliar na geração de energia solar para a empresa, por exemplo. Com o Bedrock, as empresas terão mais liberdade e facilidade em programar suas próprias soluções baseadas em inteligência artificial, algo que certamente expandirá o uso desse tipo de tecnologia no mercado.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar