Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

O que é mais importante processos ou pessoas?

Dentro de uma empresa temos diversos departamentos, ou seja, diversas atividades com requisitos diferentes

Como fazer uma empresa funcionar sem pessoas? E como fazer com que a empresa funcione corretamente sem processos? Mesmo que você não perceba, sua empresa tem sim processos, estejam eles certos e coerentes ou não.

É só pensar na sua rotina diária. O que você faz e como você executa suas tarefas no dia a dia? Parou para pensar, pois bem isso é o seu processo.

Segundo Karla Küster, gestora empresarial, o processo é como as tarefas devem ser executadas. “Imagine que você irá passar essas suas atribuições para outra pessoa. Você irá explicar o que precisa ser feito e como isso deve ser feito, pois bem, isso se chama processo: é a forma como deve ser feito. O que muitas vezes acontece é que pela falta de processos escritos as pessoas vão descobrindo formas de como executar a tarefa, seja pela experiência que teve em trabalhos anteriores, seja pelo próprio entendimento da tarefa”, explica a especialista.

O negócio pode ficar muito bom, mas quando esse funcionário sai da função, seja para uma promoção, seja para uma nova empresa a tarefa que até então estava sendo bem desenvolvida começa a dar problemas. “Perceba então que pessoas e processos são importantes. Não adianta você ter uma equipe de pessoas e não ter processos, assim como não adianta você ter processos e não ter pessoas, porque cada pessoa executa uma tarefa dentro da empresa e uma empresa sem processos é uma empresa que pode estar sofrendo retrabalho”, diz a gestora.

Pessoas dão vida ao processo. As duas coisas são importantes, cada pessoa executa uma tarefa dentro da empresa e os processos potencializam as pessoas. Mas para que os processos aconteçam é importante ter gestão e supervisão. Por isso, é importante ter processos e pessoas certas nos lugares certos. Isso também faz parte de um processo: o processo de contratação.

Edison Küster, proprietário da empresa KTS, especializada em gestão empresarial, diz que é importante ter um RH forte, consistente que saiba o que está fazendo. Desde a seleção até a contratação. Tudo deve funcionar corretamente. “Imagine se seu RH não tem um processo para contratação, logo ele não vai saber nem o tipo de funcionário que ele está buscando. Esse processo é de responsabilidade de quem está cuidando dos recursos humanos da empresa. Cabe ao profissional de RH explicar para a área solicitante como deverá ser a descrição do cargo, isso será um facilitador no momento da contratação”, enfatiza Edison.

Mas e se o perfil desejado não é encontrado no mercado? Cabe ao RH ajudar o solicitante a rever o perfil e até a reescrever, adequando à realidade da empresa. Como assim? O especialista esclarece. “Imagine que você precisa de um profissional para sua área financeira, mas a ‘verba’ que você tem disponível não cobre uma posição que você está buscando, então o que o RH deve fazer? Ele é o responsável por ajudar na readequação do perfil versus a capacidade de pagamento da empresa para aquela vaga. Isso não está errado, a empresa deve funcionar como uma grande engrenagem onde todas as peças devem funcionar juntas! Isso também é um grande processo.”

Nesse caso o RH deve adequar o perfil e já providenciar um plano para que o profissional que vai entrar receba treinamentos adequados para que ele alcance o perfil antes desejado. Novo processo do RH: desenvolvimento e treinamento dos recursos humanos.

Entende como os processos são importantes? E entende o quanto as pessoas também fazem parte de toda essa engrenagem chamada empresa? Ambas as partes são essenciais para tudo funcionar perfeitamete e a empresa ir rumo ao sucesso.

Serviço: Consultoria Empresarial

Karla Küster

Administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais.

CEO e consultora na Credita CGE desde 2017.

https://www.creditacosultoria.com.br

(41) 9-9613-3063

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar