Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Setores bancários e tributários garantem resultados mais potentes e ágeis com a aplicação da Inteligência Artificial

A IA promete movimentar US$ 13 trilhões globalmente até 2030 e as áreas podem usufruir de insights e competitividade a partir da aplicação

Autor: Noelle NevezFonte: A Autora

A Inteligência Artificial (IA) está transformando as maneiras com que os setores operam. Até 2030, então, as expectativas são ainda maiores, já que espera-se uma maior consolidação e geração de US$ 13 trilhões em termos globais, de acordo com a consultoria McKinsey. Os setores tributários e bancários ocupam boa parte da fatia, quando se fala de áreas que podem se beneficiar da tecnologia. Isso porque os retornos que podem oferecer para empresas e clientes são gigantes.

De acordo com Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital, tudo parte da grande capacidade de processamento de dados. "Profissionais da área tributária e bancos podem oferecer maior eficiência, precisão e satisfação ao cliente a partir da aplicação da IA no dia a dia. E com as evoluções, podemos esperar ainda mais avanços, inclusive com análise preditiva e reconhecimento de voz", pontua.

Os setores podem se tornar mais competitivos, fornecendo insights sobre o comportamento e preferências dos clientes, o que leva a um aperfeiçoamento na personalização de serviços. A automação de processos manuais também é um ponto importante, já que os esforços dos colaboradores podem ser direcionados em tarefas mais valiosas, como planejamento estratégico e desenvolvimento de novidades.

"Um exemplo de como pode ser usada é em relação a conformidade fiscal. Com as mudanças nas normas, é necessário estar bem atento para não errar ou demorar demais nos processos tradicionais. Com a tecnologia, ferramentas como software de conformidade fiscal alimentado por IA podem simplificar, garantindo dados com precisão e rapidez. Por meio dele, é possível receber notificações de mudanças regulatórias e identificar riscos e inconsistências, que diminuem as chances de receber penalidades e multas", explica Gallafrio.

A inteligência também chega para facilitar o gerenciamento de organizações financeiras, com automatização de processos contábeis, insights em tempo real da saúde das finanças, o que ajuda no processo de tomada de decisões . "Um software pode analisar dados para identificar benefícios fiscais e deduções que, de outra forma, poderiam passar despercebidos. O impacto é direto no gerenciamento de riscos. Os algoritmos analisam rapidamente para identificar possíveis riscos, permitindo que tomem medidas antes que se transformem em grandes problemas", explica.

Mas a grande revolução ocorre para a experiência ao cliente, principalmente falando do setor bancário. Os chatbots, como usam processamento de linguagem natural para entender as consultas dos clientes e fornecer respostas imediatas, reduzem o tempo de espera e proporcionam uma experiência mais satisfatória.

E é uma aliada no combate a atividades criminosas. A inteligência artificial se mostra eficiente na detecção de atividades fraudulentas no setor bancário, analisando rapidamente grandes quantidades de dados para identificar transações suspeitas. O risco não é menor apenas para as instituições financeiras, como também aumenta a confiabilidade para o usuário.


Mais oportunidades para a indústria financeira

Um estudo chamado “State of AI in Financial Services: 2023 Trends” definiu as prioridades da indústria financeira com o uso de IA. Divulgado pela NVIDI, 500 profissionais ligados a serviços financeiros de todo o mundo mostram tendências e desafios. De cara, a pesquisa mostrou que quase metade dos respondentes acredita que a inteligência ajuda a aumentar a receita anual da organização em pelo menos 10%.

Além disso, os participantes sinalizaram melhorias em operações, sendo que 46% destaca a experiência do cliente, 35% as eficiências operacionais e 20% a redução de custo total de propriedade.

A computação em nuvem foi sinalizada pelos participantes como uma das descobertas para ficar de olho nos próximos anos. “Essa tecnologia permite o acesso a distância de softwares, arquivos e processamento de dados através da internet, também pode ser aplicada nos setores. "É uma maneira de reduzir custos e otimizar o desempenho, por conta da portabilidade de dados e padronizações possíveis", ressalta.

As empresas dos setores tributário e bancário devem abraçar o poder da IA e explorar as possibilidades."Os setores bancários e tributários devem usufruir das experiências proporcionadas pela IA. Embora ainda tenhamos muitos obstáculos para ultrapassar, o estudo mostrou que 64% acredita que a liderança valoriza e acredita na inteligência, o que mostra um aumento se comparado à edição passada, que correspondia a apenas 36%. De pouco em pouquinho, a transformação digital atinge ainda mais espaços e ganha corpo. Para o futuro, a tendência é escalar horizontalmente e verticalmente a infraestrutura de IA, incluindo hardware, software e serviços", conclui.




Sobre a MadeinWeb

A MadeinWeb é uma provedora de serviços de TI com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal, com mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia. Como parceira de grandes empresas, a Made possui a capacidade de entregar projetos sob medida para os seus clientes, ajudando na inovação tecnológica.

A empresa possui squads dedicados para realizar projetos, usando a inteligência artificial voltada para negócios. Também oferece consultoria corporativa e utiliza a nuvem para garantir escalabilidade em cada processo de implementação tecnológica e cibersegurança, com serviços que ajudam a expor potenciais lacunas ou ameaças.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

NR7 | Full Cycle Agency

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar