Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Programa de inserção profissional aumenta autonomia e fomenta a inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência

Com metodologia de Emprego Apoiado, iniciativa da ASID Brasil oferece mentorias focadas em habilidades e desejos de candidatos

Autor: Jéssica AmaralFonte: A Autora

Após cinco anos de desemprego, Daniel Bezerra reingressou no mercado de trabalho depois de participar do Programa Empreenda PRONAS, desenvolvido pela ASID Brasil em parceria com o Ministério da Saúde através do PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) para aumentar a participação de pessoas com deficiência na população economicamente ativa. Daniel, pessoa com deficiência intelectual, concluiu a formação no Programa Empreenda e participou de uma feira de emprego realizada pela ASID Brasil em 2022, período no qual foi selecionado para a vaga de estoquista na rede de supermercados Festval, em Curitiba (PR). Em breve, ele completará seu sétimo mês de contratação. “Não vou esquecer dos amigos, trabalhar bastante e aproveitar!”, afirma.

O Programa Empreenda PRONAS ofereceu 40 vagas gratuitas para pessoas com vários tipos de deficiência residentes em Curitiba e que desejavam empreender ou estavam em busca de uma oportunidade profissional nos meses de abril e julho de 2022. Durante o período, a iniciativa ofertou oficinas multidisciplinares de capacitações em temas como português, vendas, marketing, precificação, gestão financeira, informática, administração e formalização, além de conduzir mentorias individualizadas, que contribuíram para o autoconhecimento e o desenvolvimento profissional dos participantes. Desde então, 41 beneficiários foram atendidos e 22 foram contratados, além do apoio à formalização de um micro empreendimento.

“O Programa Empreenda PRONAS tem cumprido seu objetivo principal de qualificar e inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e proporcionou momentos de diálogo, reflexão e de simulação, dando ênfase ao sonho da pessoa com deficiência e realizando um planejamento desse processo ao seu lado. Foi possível estabelecer um atendimento de qualidade com a rede de apoio às pessoas com deficiência e perceber avanços tanto nas questões relacionadas à vida profissional, como nas questões vinculadas à vida pessoal”, relata Thais Carniel, gerente de projetos da ASID Brasil.

“Atualmente, existem dezenas de organizações focadas em fomentar o empreendedorismo e microempreendedorismo no Brasil, porém a maioria das soluções trabalha a agenda de uma maneira mais ampla. O grande diferencial do Programa Empreenda PRONAS é o foco na pessoa com deficiência. A ASID Brasil canalizou mais de 13 anos de entendimento nesse ecossistema para garantir que a pessoa com deficiência tenha acesso a uma trilha de aprendizagem acessível, dinâmica e, acima de tudo, eficiente”, complementa Matheus Garcia, diretor de novos negócios da ASID Brasil.

Acompanhamento personalizado

Os participantes do programa também receberam acompanhamento para adaptação e inserção no mercado de trabalho por meio da metodologia do emprego apoiado, criada há mais de 30 anos para que as corporações façam a inclusão de maneira consciente. A metodologia é usada em diversos países como Espanha, Canadá, Portugal e Estados Unidos e chegou ao Brasil recentemente. A modalidade considera que toda pessoa com deficiência é capaz de entrar no mercado de trabalho desde que exista acessibilidade e o apoio necessário. Isso significa que a pessoa com deficiência é incluída sem barreiras e estigmas.

Cada pessoa recebe um acompanhamento personalizado de um mentor, que desenvolve um plano de carreira conforme as habilidades e desejos individuais. O processo é dividido em três etapas: perfil vocacional, desenvolvimento do emprego e acompanhamento pós-colocação. No momento inicial, é preciso encontrar os pontos fortes, objetivos e as demandas de que aquela pessoa necessita. Nesta etapa, são conduzidas entrevistas com pessoas com deficiência e seus familiares para que também sejam avaliados o ambiente em que eles vivem e suas rotinas.

Após a elaboração do perfil vocacional, inicia-se a busca por uma vaga de emprego compatível com a pessoa com deficiência. Caso ocorra a contratação, há um processo de inclusão com todos os membros da equipe. Quando a empresa e o colaborador estão prontos para o emprego apoiado, existe acompanhamento contínuo para garantir a manutenção da inclusão e o desenvolvimento de quem possui deficiência. Dessa maneira, há o aumento da autoestima e da autonomia dos contratados, que se sentem cada vez mais capacitados para os desafios do mercado de trabalho.

Humanização do ambiente corporativo

Além de contribuir com a independência da pessoa com deficiência, a inserção no mercado de trabalho aumenta a sensação de produtividade e de pertencimento a um grupo. As empresas que investem em diversidade e inclusão também são beneficiadas, pois funcionários com diferentes características trazem múltiplas ideias, perspectivas e soluções de problemas. Isso se torna uma vantagem competitiva, pois as equipes possuem maior capacidade de adaptação e se tornam mais eficazes e inovadoras.

Outra vantagem é a humanização do ambiente corporativo, que se torna acolhedor ao disseminar uma cultura de empatia e respeito às diferenças. Por isso, as companhias que se preocupam com a inclusão estão mais propensas a colher bons resultados.

Sobre a ASID Brasil

A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Com mais de 12 anos de atividades, 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina. Mais informações: https://asidbrasil.org.br/br

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar