Ao contrário do que muitos pensam, a liderança não é uma característica inerente aos profissionais em cargos de gestão. Essa competência pode ser desenvolvida junto a outras habilidades, como autoconhecimento, empatia, desenvolvimento humano, gestão de equipes, fortalecimento da cultura organizacional e a construção de um ambiente de trabalho colaborativo.
Líderes em início de carreira, buscando incorporar práticas mais humanas em suas equipes; gestores em desenvolvimento, interessados em fortalecer conexões interpessoais no ambiente de trabalho; ou lideranças experientes, desejando aprimorar a gestão humanizada — todos têm um ponto em comum: a necessidade de estarem preparados para impulsionar o desempenho de suas equipes e de ajudarem os colegas e liderados a crescerem também.
“Empresas que formam líderes com empatia, visão estratégica e conhecimento técnico não só retêm talentos, mas também conquistam vantagem competitiva. Essa responsabilidade vai além dos resultados — trata-se de desenvolver pessoas que possam assumir novas responsabilidades com segurança e competência. Acreditamos que esse é o caminho para o crescimento sustentável”, analisa Vera Thomaz, CMO da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para o mercado B2B.
Líderes de sucesso não investem apenas no próprio crescimento, mas promovem programas de desenvolvimento individual e mentorias para preparar as equipes para novos desafios. Desenvolver planos de carreira coerentes com os objetivos individuais e da empresa aumenta o comprometimento e diminui a taxa de rotatividade, o temido turnover — que, além de ser oneroso para a empresa, pode causar uma queda no engajamento, comprometendo a cultura organizacional.
"A verdadeira liderança inspira e prepara equipes para os desafios do mercado. Investir na capacitação contínua constrói uma cultura onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a crescer — e a cultura sempre deve espelhar valores empresariais que tenham aderência aos de seus colaboradores enquanto indivíduos”, complementa a CMO.
O mais interessante é que a capacitação contínua pode ser usada como uma ferramenta que fortalece o vínculo entre colaboradores e a empresa. Um estudo realizado pelo LinkedIn demonstra que 94% dos colaboradores permaneceriam em uma empresa por mais tempo se a companhia investisse na carreira deles. Tanto que empresas com cultura de aprendizado contínuo têm de 30% a 50% mais chances de se tornarem líderes de seus setores, segundo um relatório da McKinsey & Company.
Mas não é só o aumento da satisfação e a retenção de talentos que podem ser observados. Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, 79% dos executivos consideram a formação contínua como força motriz para a inovação no contexto corporativo. “Profissionais capacitados se sentem mais confiantes para apresentarem ideias e soluções com segurança”, conclui Vera.
Sobre a Unentel
A Unentel Distribuição tem mais de 40 anos de mercado, distribuindo grandes marcas com soluções de videoconferência, audiovisual, redes LAN/WLAN, cibersegurança, devices e automação em todo o território nacional. Focada no público B2B, destacou-se entre as empresas que mais cresceram no país por dois anos seguidos, no Ranking EXAME Negócios em Expansão de 2021 e 2022, tornando-se referência no setor de tecnologia brasileiro.