Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Destinação do Imposto de Renda: Como contribuir com a educação de meninas e mulheres por meio da Afesu

A destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para organizações sociais é uma prática incentivada pelo governo brasileiro

A destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para organizações sociais é uma prática incentivada pelo governo brasileiro. Pessoas físicas que optam pela declaração completa podem destinar até 6% do imposto devido para projetos sociais, sem custo adicional. Desse percentual, até 3% podem ser direcionados ao Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% ao Fundo do Idoso, fortalecendo iniciativas com impacto social direto.

Uma das entidades elegíveis para receber esses recursos é a Afesu, organização com mais de 60 anos de atuação. Atualmente, a Afesu impacta diretamente a vida de mais de 1.000 meninas e mulheres por ano, oferecendo programas educacionais e cursos de capacitação que as preparam para o mercado de trabalho e promovem autonomia econômica.

Para realizar a destinação, o procedimento é simples e feito diretamente na declaração do IRPF 2025. Ao preencher a declaração, basta acessar o campo "Fichas da Declaração", selecionar "Doações Diretamente na Declaração" e clicar em "Novo". Em seguida, é preciso selecionar o Fundo "Criança e Adolescente", indicar "Municipal" no tipo de fundo, selecionar a UF "SP - São Paulo" e informar o município "Cotia - 13.540.277/0001-59". Isso permite direcionar até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUCONDI) da cidade de Cotia, onde a Afesu tem uma de suas unidades.

Após o pagamento da DARF gerada, o contribuinte deve enviar o comprovante juntamente com seus dados para o e-mail apoie@afesu.org.br. Esse passo é fundamental para que a Afesu realize o pedido formal ao FUCONDI e garanta que a destinação recebida seja encaminhada diretamente aos seus projetos sociais.

Ao contribuir com a Afesu além de apoiar diretamente a educação e capacitação dessas jovens, o contribuinte colabora para um impacto social muito mais amplo. Estudos demonstram que mulheres investem cerca de 90% de sua renda na família, criando um ciclo de desenvolvimento sustentável com reflexos diretos na economia do país.

Por meio da educação, meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social conquistam oportunidades e protagonizam transformações sociais positivas. Destinar parte do seu Imposto de Renda é uma forma concreta e acessível de participar dessa mudança.

Para obter mais informações e detalhes sobre como ajudar, acesse o "Fale Conosco" disponível no link da bio da Afesu e faça parte do movimento pela educação feminina.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar