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Procura dos brasileiros por crédito tem crescimento de 7,6% em março, revela Serasa Experian

Consumidores com menor renda foram os que mais demandaram por crédito (12,1%); economista da Serasa Experian avalia que recurso tem sido utilizado para honrar compromissos financeiros e complementar a renda

O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelou alta de 7,6% em março no comparativo com o mesmo mês de 2024. Mesmo com crescimento menor do que o registrado em fevereiro (12,2%) a busca pelo recurso financeiro continua aquecida. Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses:

A análise por faixa de renda mostrou que os consumidores que recebem até um salário mínimo foram os que mais buscaram por linhas de crédito em março, com alta de 12,1%. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o crescimento para essa faixa de renda confirma os impactos do cenário inflacionário, especialmente a alta dos preços de alimentação em domicílio. "Os consumidores de rendas menores continuam tendo que seguir o modelo de consumo por necessidade. Mesmo com a alta taxa de juros que temos hoje, o recurso tem sido utilizado para honrar compromissos financeiros e complementar a renda, que não tem chegado ao final do mês, para a compra de itens básicos". Veja a seguir o gráfico com os dados de completos da demanda por crédito por faixa de renda mensal:

Crescimento da demanda por crédito em 25 Unidades Federativas (UFs)

Em março, o aumento na procura por crédito foi registrado em 25 Unidades Federativas (UFs), com destaque para Santa Catarina (24,5%), Amazonas (22,6%) e Roraima (18,0%). Rio de Janeiro (-1,0%) e Sergipe (-1,4%) foram os únicos estados que tiveram queda. Veja o levantamento por UFs a seguir:

Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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