No Brasil, o conceito de RH estratégico ainda é algo distante e, na maioria das empresas, a área de gestão de pessoas ainda é mais operacional. Pelo menos é isso que aponta o Mapa do RH & DP, estudo realizado pela Sólides, startup de recursos humanos.
Segundo o mapeamento, que ouviu mais de 2.500 profissionais, em 61% das grandes empresas no Brasil, aquelas que empregam entre 200 a mil pessoas, a área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal são compostas pela mesma equipe.
Entre as pequenas empresas, que empregam até 49 pessoas, o número é ainda maior: 68% têm as áreas de RH e DP fundidas em uma só equipe. Entretanto, enquanto a maioria das grandes empresas (75%) utilizam tecnologia para automatizar os processos burocráticos de DP, entre as pequenas empresas esse número é de apenas 29%.
"Considerando a média de dois funcionários nos times de RH e o número de registros necessários de acordo com a Legislação Trabalhista no Brasil, percebe-se que a parte estratégica fica mais distante do RH, pelo número de horas necessárias de dedicação às rotinas trabalhistas", escreve Távira Magalhães, líder de Recursos Humanos da Sólides, no relatório.
A pesquisa, que mapeou vários processos de gestão de pessoas em empresas brasileiras, ainda apontou que somente 14% das companhias tem orçamentos predominantemente dedicados a treinamento e capacitação dos funcionários.
- (Sólides/Divulgação)
Outra descoberta do estudo é que processos básicos da área de gestão de pessoas, como planos de desenvolvimento individual e pesquisas de avaliação de desempenho, não são adotados por grande parte das empresas no Brasil.
- (Sólides/Divulgação)
Mesmo o plano de cargos e salários, etapa anterior ao plano de carreira, voltado para o desenvolvimento dos funcionários, é algo que a maioria não possui: 64% das pequenas empresas e 48% das grandes empresas brasileiras não possuem plano de cargos e salários.
- (Sólides/Divulgação)
“As pessoas são o principal fator de sucesso de um negócio e desenvolver pessoas é um dos maiores trabalhos de qualquer liderança”, diz Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides.
“As áreas que cuidam da gestão de funcionários precisam ser encaradas como fundamentais para o crescimento de qualquer empresa. Nosso estudo é um alerta para isso e uma ferramenta para que empreendedores, de qualquer porte ou setor, e profissionais de recursos humanos caminhem cada vez mais nessa direção", afirma Mônica.