Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Os avanços da gestão contábil: um mercado em transformação

Conhecida popularmente pelos processos demorados e trabalhosos, a contabilidade passa por um processo de modernização que impacta a sociedade

A chegada de novas soluções tecnológicas tem causado impactos significativos em diferentes setores da economia. O fato é que as melhorias na tecnologia da informação deram origem a uma explosão de dados. Não há dúvidas de que, se forem bem aplicadas, essas ferramentas facilitam processos que antes eram trabalhosos e demandavam mais tempo. No mercado da contabilidade, os avanços proporcionados por este movimento de modernização trouxeram mudanças vigorosas para a dinâmica da gestão contábil, introduzindo novos desafios e oportunidades.

Por muitos anos, o setor da contabilidade era tido como uma área cheia de burocracias. Essa concepção está associada à intima relação do trabalho dos profissionais com planilhas, cálculos e tributos. O fato é que os acelerados avanços no setor podem mudar esse pensamento. Há cerca de 15 anos, contadores dependiam de disquetes e pendrives para proteger informações. Atualmente, a capacidade das empresas para desenvolver e usar sistemas informatizados de rastreio e registro de transações financeiras mudou as regras do jogo. As soluções em nuvem reduziram o tempo necessário para os contadores prepararem e apresentarem informações financeiras à administração e, assim, o que se vê desde então é um processo de modernização da gestão contábil.

A chegada das soluções em nuvem

O termo em inglês “cloud computing“, que pode ser traduzido como “computação em nuvem”, se popularizou ao redor do mundo. Essas soluções permitem que dados, documentos e aplicativos sejam acessados pela Internet a partir de servidores físicos, bancos de dados e computadores remotos. A introdução dessa tecnologia ao mercado da contabilidade fez com que as empresas abandonassem a tradicional infraestrutura de TI, com softwares instalados em máquinas e servidores locais, que requeriam maiores gastos com manutenção.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Gartner, 51% dos gastos de TI podem fazer a transição para a nuvem nos próximos anos, desde softwares de aplicativos e infraestrutura até mesmo os serviços de processos de negócios e infraestrutura de sistema. Além disso, conforme apontando pelo estudo IDC Latin America IT Investment Trends 2021, 39% dos entrevistados afirmaram que buscam investir em cloud computing.

As vantagens disponibilizadas pelo advento das soluções em nuvem transformaram permanentemente o conceito de gestão contábil. Ademais, os recursos de automação no sistema de computação em nuvem agilizam as tarefas rotineiras, proporcionando aos contadores mais tempo para se concentrar em outras funções, e isso privilegia a produtividade. Além de diminuir as chances de erros, evita a duplicação de dados, o que resulta na economia de tempo e esforço. Outro benefício notável da adoção desse tipo de solução é a facilidade do acesso aos dados, um fator que implica diretamente na tomada de decisão.

Um futuro pautado pela inovação

A indústria contábil tem adotado tecnologias e inovações — como as soluções em nuvem — que facilitam a vida dos contadores. Ao contrário da contabilidade tradicional, que envolve muita entrada manual de dados, e-mails e documentação em papel, a gestão em nuvem (que contempla backup, segurança, LGPD, configuração, parametrização, instalação, aumento de recursos, trocas de documentos por sistema ou e-mail) reduz drasticamente o tempo que os profissionais da área precisam para realizar tarefas básicas. Além de encurtar os processos, novas ferramentas garantem maior precisão e automatizam algumas de suas funções para agilizar as operações.

Os recentes avanços já estão alterando a forma como concebemos a contabilidade. O que estamos experienciando é uma verdadeira revolução da gestão contábil. A concorrência no mercado brasileiro segue crescendo, e esta ampla disputa é muito saudável para o surgimento de novas soluções e novos serviços. Afinal, o desenvolvimento do setor favorece toda a sociedade, uma vez que a contabilidade é fundamental para assegurar a saúde financeira das mais diversas organizações mundo afora.

Por fim, enfatizo a importância do uso da tecnologia a favor da gestão contábil. O futuro certamente reserva desafios ainda mais sofisticados para o setor. Por isso, estabelecer uma cultura de inovação é crucial para que quando chegarem novos recursos, o setor esteja preparado para fazer o melhor uso deles. Nesse sentido, se adaptar rapidamente às mudanças faz toda a diferença para que a entrega das obrigações, o cumprimento dos prazos e manter o balanço das contas sejam tarefas menos desafiadoras.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar