Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Aposentado pode continuar trabalhando sem perder beneficio do INSS?

A aposentadoria não significa necessariamente o fim de uma vida de trabalho.

Aposentado pode continuar trabalhando sem perder beneficio do INSS? A aposentadoria não significa necessariamente o fim de uma vida de trabalho. Para muitas pessoas essa pode ser a oportunidade de fazer algo novo, empreender para ganhar um dinheiro extra ou colocar em ação um projeto, sem arriscar perder a aposentadoria, seja ela do INSS ou do regime próprio de previdência, dos servidores públicos.

Sabemos que em nosso país muitas vezes a aposentadoria por si só é insuficiente para garantir o sustento da família, levando o aposentado a buscar a renda complementar.

Então, o que deve ser considerado nesse momento são os riscos que alguns segurados têm se continuarem trabalhando, pois existem situações que comprometem a aposentadoria e o segurado pode até mesmo perder o benefício.

Para que você não corra esse risco, quero trazer aqui um pouco do meu conhecimento e experiência como especialista em direito previdenciário.

Aposentadoria e um novo trabalho: o que mudou com a reforma da previdência

Ao servidor público concursado, seja ele municipal, estadual ou da União, é vedado continuar trabalhando no mesmo cargo em que se deu a aposentadoria. Mas nada impede que possa prestar outro concurso público e, aí, sim, ter uma relação de trabalho diferente daquela que gerou a aposentadoria.

A reforma da previdência mudou expressamente as aposentadorias dos empregados públicos. Conforme o Artigo 37 da Emenda Constitucional: “A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente do cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.”

Assim, o mesmo tratamento que já era dado para os servidores públicos efetivos, antes mesmo da reforma, serve para todos os agentes públicos, incluindo empregados e ocupantes de funções públicas, como os cargos em comissão.

Empregados de empresas públicas e economia mista, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobrás, Infraero ou empresas públicas estaduais e municipais, não podem mais se aposentar e continuar ocupando o mesmo cargo.

Ao optarem por continuar trabalhando em outra atividade, devem avaliar essa possibilidade com um especialista em direito previdenciário, pois aposentadorias concedidas antes da reforma entrar em vigor podem ficar fora dessa regra.

Aposentado com tempo especial

Ao se aposentar você utilizou tempo trabalhado em atividades insalubres ou com periculosidade? Então preste atenção porque para aqueles que usaram o tempo especial por exposição aos agentes nocivos também não é possível continuar trabalhando na mesma função depois da aposentadoria.

É o caso de muitos profissionais da área da saúde como enfermeiros, médicos e agentes comunitários.

Em outubro de 2019, o Supremo Tribunal de Justiça julgou o tema 709, vedando o trabalho no mesmo local a que o profissional expôs sua saúde aos riscos químicos, físicos e biológicos.

Mas isso não impede que um médico beneficiado pela aposentadoria especial possa exercer outra profissão, como professor ou empresário, por exemplo.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar