Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Homem mais velho do mundo é beneficiário da Previdência Social brasileira

Sem essa de “terror do INSS”: cearense recebe aposentadoria há 46 anos

Às vésperas do aniversário da Previdência Social, que completa 102 anos nesta sexta-feira (24), o INSS encontrou o homem mais velho do mundo, com 112 anos! E para nossa satisfação, ele é segurado da Previdência. É em Apuiarés, a cerca de 250 km da capital, Ceará, que reside João Marinho Neto, aposentado há 46 anos.

E sem essa de “terror do INSS”: o doce senhor, com uma década a mais que a própria Previdência, foi reconhecido pelo Guiness Book como o homem mais velho do mundo, e usufruiu do direito conquistado quando tinha 66 anos. Ele já contava oficialmente como homem mais velho da América Latina, e herdou o legado do primeiro lugar após o falecimento de um britânico de mesma idade, em novembro passado.

Apuiarés possui cerca de 13 mil habitantes, e pelo pequeno porte não possui Agência da Previdência Social. A unidade mais próxima fica em Pentecostes (CE), a cerca de 30 km, onde é mantida a aposentadoria de João. O benefício que ele recebe desde 1978, Aposentadoria de Empregador Rural, atualmente possui outra denominação e requisitos, assim como evoluíram na legislação previdenciária formas de contribuição e de acessar os benefícios.

Uma casa simples, que já abrigou um convento, hoje é o lar de 12 idosos, incluindo este que se tornou ilustre justamente pela velhice. João nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape (CE), e dedicou-se a atividades no meio rural, como ele mesmo conta, com voz mansa. “Criava gado, bode, capote...”, conversa ele. Enumera os animais que criava e os alimentos que começou a cultivar bem jovem, para sustentar a família. Atualmente, com a numerosa prole de 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos vivendo em diversas cidades, ele segue uma rotina de cuidados e tranquilidade junto aos demais residentes.

Visitas são recebidas com entusiasmo, e a comunicação se efetiva apesar da baixa audição e visão. João confessa desejos simples. “Queria voltar a enxergar e ouvir”, fala ele, emocionado. Mas desata a contar histórias e recitar orações e cânticos, logo que identifica uma mão a cumprimentá-lo. “Ele até citou os nomes dos irmãos”, relatou o gerente-executivo do INSS em Fortaleza, Francismar Lucena, responsável pela cobertura previdenciária daquela região. A cuidadora Aleluia Almeida conta que João já foi contactado por pesquisadores para investigação sobre longevidade, e que o processo de inscrição no Guiness Book foi devidamente documentado.

Orgulho do INSS – Garanta a regularidade do seu benefício você também. A partir da concessão, mantenha atualizados endereço, e-mail e telefone do seu cadastro na Previdência Social. Isso é possível de forma gratuita e sem necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social, utilizando pela internet o site ou aplicativo Meu INSS. Também pode ser utilizado o telefone 135 ou entidades que possuam Acordo de Cooperação Técnica com o INSS.

Para permitir o cruzamento de dados dos bancos governamentais na prova de vida de beneficiários, identifique-se ao utilizar serviços como acesso ouro ao aplicativo Meu INSS, rede pública de saúde ou assistência social, como vacinação, atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e rede bancária, inclusive com acesso biométrico.

Se não vai ao banco receber seu pagamento, regularize a situação de seu representante legal pelo aplicativo Meu INSS, como, por exemplo, cadastro de procuração. Não entregue senhas ou documentos a desconhecidos, e para se assegurar contra descontos indevidos, há as opções de bloqueio ou desbloqueio para empréstimos ou mensalidades de sindicatos ou associações.

Em caso de dúvidas, mesmo em locais onde não há uma Agência da Previdência Social, o INSS segue disponível gratuitamente pelo telefone 135 ou pela internet no site ou aplicativo Meu INSS.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar