Rua Euclides Goncalves Ferreira, 2001 Casa, Boa Vista, Contenda/PR — CEP: 83725-000

(41) 99963-5572
Notícias

Accounting and Auditing

“Quando a Contabilidade e a Auditoria nebulam a licitude e transparência, alijam os resultados e o RISCO afeta a Economia, e os valores e princípios dos seus mentores se tornam discutíveis.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA)

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“Quando a Contabilidade e a Auditoria nebulam a licitude e transparência, alijam os resultados e o RISCO afeta a Economia, e os valores e princípios dos seus mentores se tornam discutíveis.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA)

INTRODUÇÃO

O mundo atual passa por momentos delicados, onde até mesmo o criador teme os resultados que podem acontecer, por um lado, temos uma Economia declinante com uma provável recessão econômica trazendo consigo os males consequentes desse momento abalando o globo, inclusive com possível conflitos bélicos que podem se agravar, e mesmo diante da educação de qualidade do primeiro mundo, com suas inovações tecnológicas, não conteve o quadro negro do status quo que nos aflige.

Jamais pensávamos que a gula de Capital e de Poder poderiam antecipar a nossa provável extinção, pois mesmo com todas as modernidades e atualizações fomos incompetentes, nos deixando levar pelo emocional, inibindo a racionalidade dos fatores que deveriam notabilizar a nossa existência.

Nos Brasil os fatos tendem a se agravar, com a inserção de Bakunin, Liev Tolstoy e Mayacovsky, afetando civis e militares que nos apresentam o que Dostoievsky, Dante Alighieri e Dan Brown, já escreveu em seus Best Sellers.

Observando, Keynes e Adam Smith, fomos afetados exageradamente por Karl Marx, mas esquecemos dos avisos de Thomaz Piketty, pois a realidade identificada por Ray Dálio, nos deixou inerte diante dessa Nova Ordem em Transformação, mas somos somente passageiros sendo conduzidos por uma transporte quântico por um espaço infinito, onde no intervalo entre a vida e a morte, encontraremos as respostas de nossas indagações.

O mais intrigante é que Taylor, Fayol e Luca Paciolli, estão chocados diante da criatividade inconsequente de alguns de seus discípulos, que se deixaram levar pelo brilho do vil metal, afetando os reais valores que deveriam dignificá-los.

É discutível a aceitação de que somos imperfeitos, e que deveríamos aprender com os erros, mesmo sendo imagem e semelhança do criador, e diante de nossos princípios fundamentais e individuais e até mesmo o social nos levaram ao retorno jurássicos de nossas habilidades e competências, o que prova que somos somente pó, e a ele retornaremos.

CONTABILIDADE

A CONTABILIDADE é uma ciência por ter princípios e valores, que mensura/registra os fatos e atos administrativos de uma gestão que obedece um sistema de ESG, com planejamento, transparência, licitude, controle interno, acompanhando as mutações de um PATRIMÔNIO (bens, direitos e obrigações) vinculada a uma entidade.

Os DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS são elaborados com conciliações de rubricas, análise, aferições, comparação com o planejamento, devidamente sistematizado pelo SPED-FISCAL, E-SOCIAL e SPED – CONTÁBIL, buscando acompanhar e apurar de conformidade com a legislação seus resultados de modalidade transparente, cumprindo suas obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas, social e previdenciárias.

Todos os livros de registros e sua mensuração/ registro são elaborados por sistema eletrônicos, devidamente analisados e conferidos por profissionais competentes.

Em seguida acompanha tais demonstrativos um relatório resultante da análise, aplicação de fórmulas, índices econômicos e financeiros, usando um sistema altamente atualizado e interpretado por profissionais especializados.

Qualquer inconsistência, erro, ou fraude, diante do controle interno, planejamento, e transparência e devidamente aferidos por profissionais competentes, é muito difícil acreditar que tais profissionais não tinham conhecimento do fato, ou que tinham mas fazia parte de uma estratégia.

Acreditamos que as inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, diante dos fatos expressam a veracidade dos fatos, e ainda podem ser analisadas, projetando um cenário futuro.

Qualquer fato aviltante de qualquer empresa sob análise de profissionais utilizando a inteligência artificial, é possivelmente identificado previamente e exposto aos responsáveis.

Entendemos que a composição da inteligência artificial, com o algoritmo, Qubits, Lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, informações e dados In the Cloud, com os sistema como ALADDIN, POWER BI, Lamda, Chat GPT da Open AI, utilizando o CODE SYSTEM, e demais ocidentais, com o adendo da HUA, BAGUALU chinesa, a transparência é uma consequência.

Lamentamos que muitos profissionais de contabilidade, se envolvam com uma certa CONTABILIDADE CRIATIVA, que pode distorcer a aplicabilidade dos princípios e realizar demonstrativos que não retratam os reais resultados da entidade e daquela gestão.

Nos anos de 2023 e 2024, conforme a 53ª. Reunião do Fórum Econômico Mundial, que gerou o “Global Risck Standard in the 2023”, nos alertou que muitas gestões empresariais de pequenas, médias e grandes empresas, estarão passíveis de apresentar a consequência de alguns enganos procedidos.

AUDITORIA

As big four, sabem que o momento exige cautela e melhor e maior aplicação de exames amostrais, que possam identificar a veracidade dos fatos e dos demonstrativos contábeis e financeiros, inclusive seus reflexos.

A AUDITORIA é uma técnica, realizada por profissionais que utilizam os recursos disponíveis, sapiência, conhecimento, legislação, e principalmente a inteligência artificial para obter com clarividência a VERDADE expressa nos demonstrativos.

A realização do parecer de auditoria, e relatório que o sustenta, elaborado por profissionais competentes, devidamente assinado, não pode e não deve se envolver com a gula do capital ou mesmo a gula de poder, pois tais fatos podem alijar o know how, expertise e conceito dos executantes, e tais fatos podem afetar seriamente a Economia de uma sociedade.

É totalmente impensável que os serviços de auditoria sejam afetados por inteligência biológica emocional, pois devemos entender que a aplicação de uma inteligência artificial, ambos devem ser transparentes.

O labor e a formação de AUDITOR devem observar a veracidade dos fatos conforme documentação e seus respectivos demonstrativos contábeis e financeiros.

Acreditamos que qualquer fato que possa NEBULAR a verdade pode ter resultados imprevisíveis.

CONCLUSÃO

Por sermos profissionais, pesquisadores, escritores, nos atrevemos a citar Nicolau Maquiavel quando nos ensina que:

a) Os fins justificam os meios;

b) Virtude é mais importante que a sorte;

c) Crueldade bem usada;

Segundo Descartes ele nos ensina essas três verdades:

a) Eu existo;

b) DEUS existe

c) A REALIDADE EXISTE.

Mas segundo Nietzsche, nos ensina:

“A verdade é uma ilusão, é uma enganação que tomamos como valor de verdade e serve para manter nossos corpos adestrados.’

E para descrever uma sintonia com a Inteligência Artificial, descrevemos o que cita Alvin Toffler no seu livro CHOQUE DO FUTURO, que transcreve as 4 vítimas do futuro:

a) Negadores;

b) Especialistas;

c) Reversionistas;

d) Super simplificadores.

Podemos entender que a cada tempo e cada hiato temporal, sempre haverá aqueles que ganham e os que perdem, e esse ciclo se repetirá oportunamente a cada momento, vejamos a Economia mundial está em declínio, e a Recessão Econômica é um fato incontestável, o que oportuniza que aqueles que vivem do sangue, suor e lágrimas da base da pirâmide, devem eclodir um escândalo com número estonteante pois quão maior o valor desse fato, fará com que o dano social, econômico, patrimonial e financeiro, traga o Governo para entender e suportar o gravame, o que na verdade TAL FATO será suportado pelo contribuinte de uma forma mais simplória, pois o mundo moderno a base é quem mais paga a conta.

Pedimos sinceras desculpas aqueles que se sentirem afetados pelos escritos, mas como pesquisadores, profissionais e escritores devemos estabelecer a verdade e seu viés sob ângulos diferenciados.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar